quarta-feira, 13 de abril de 2016

“A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO”

“A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO”
Reflexão sobre o texto de Juan Ignacio Pozo

Logo quando começamos a ler o texto, ainda no título, a frase nos chama muito atenção: “... o desafio de converter informação em conhecimento”.
Quando o autor nos fala que a sociedade em que vivemos cada vez aprende mais, e cada vez fracassa mais na tentativa de aprender é algo preocupante. 
 Vivemos numa sociedade do conhecimento que exige não apenas que todos aprendam cada vez mais e mais, e sim que aprendam de outras formas, uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento.
 Com as novas tecnologias da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos âmbitos.
Todos os dias nos deparamos dentro das nossas escolas e fora delas, que as tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, que estamos apenas começando a enxergar e seguir com os primeiros progressos. Elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem, que não podemos ignorar.  Hoje, quase todas as pessoas podem criar sua própria página na internet e divulgar suas ideias ou acessar as de outros.  Nossos alunos estão o tempo todo conectados nas redes sociais, sendo “bombardeados” com informações diversas.
Então, existe a possibilidade de usar dessas ferramentas para que de fato aprendizagens significativas aconteça para nossos alunos. Acredito que a escola pode ajudar na formação de um aluno que saiba dar sentido a tanta informação e rapidez que nos deparamos diariamente. No texto aparece um trecho bem interessante que confirma isso:
Formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática, para aquilo que Morin (2001) chama de democracia cognitiva, e, mais ainda, formá-los para abrir e democratizar a sociedade requer dotá-los de capacidades de aprendizagem, de modos de pensamento que lhes permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação – que flui de maneira caótica em muitos espaços sociais – em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado”.

 “...apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas...”

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