“A SOCIEDADE DA
APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO”
Reflexão sobre o texto de Juan
Ignacio Pozo
Logo quando começamos a ler o texto, ainda no título, a frase
nos chama muito atenção: “... o desafio de converter informação em conhecimento”.
Quando o autor nos fala que a sociedade em que vivemos cada
vez aprende mais, e cada vez fracassa mais na tentativa de aprender é algo
preocupante.
Vivemos numa sociedade
do conhecimento que exige não apenas que todos aprendam cada vez mais e mais, e
sim que aprendam de outras formas, uma nova forma de conceber e gerir o
conhecimento.
Com as novas tecnologias da informação, a
escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os
alunos e, às vezes, nem mesmo a principal, em muitos âmbitos.
Todos
os dias nos deparamos dentro das nossas escolas e fora delas, que as
tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente
o conhecimento, que estamos apenas começando a enxergar e seguir com os
primeiros progressos. Elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem, que
não podemos ignorar. Hoje, quase todas as
pessoas podem criar sua própria página na internet e divulgar suas ideias ou
acessar as de outros. Nossos alunos
estão o tempo todo conectados nas redes sociais, sendo “bombardeados” com
informações diversas.
Então,
existe a possibilidade de usar dessas ferramentas para que de fato aprendizagens
significativas aconteça para nossos alunos. Acredito que a escola pode ajudar na formação de um aluno que saiba
dar sentido a tanta informação e rapidez que nos deparamos diariamente. No
texto aparece um trecho bem interessante que confirma isso:
“Formar cidadãos para uma sociedade
aberta e democrática, para aquilo que Morin (2001) chama de democracia
cognitiva, e, mais ainda, formá-los para abrir e democratizar a sociedade
requer dotá-los de capacidades de aprendizagem, de modos de pensamento que lhes
permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem, para que possam
converter essa informação – que flui de maneira caótica em muitos espaços
sociais – em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado”.
“...apropriar-se de novas formas de aprender e
de relacionar-se com o conhecimento. Esse é um dos maiores desafios a ser
enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário