Dono de um pensamento
crítico apurado e
atento aos problemas contemporâneos que
incomodam o mundo da
Educação e
resvalam na sociedade como um todo
António Nóvoa, reitor da Universidade de
Lisboa e doutor em Educação, reconhece
que, atualmente, a escola é uma
instituição
frágil e sobrecarregada.
Em várias leitura de Nóvoa
encontro a
seguinte fala: “...formação do professor não
passa apenas pela
prática. A prática, por si
só, não forma.” “O que forma é a reflexão
sobre a experiência
e a prática".
Nóvoa afirma que conhecer bem aquilo que se
ensina é fundamental para a formação do profissional da educação e define três
instâncias essenciais para a formação: pessoa (professor) – formação inicial;
coletivo (ambiente socializado) – indução profissional; e a escola (ambiente
inovador) – formação continuada. "Educar não é uma atividade transmissora,
mas de criatividade. Educação é uma espiral interminável. Não se conclui a
formação, ela é contínua."
Penso como professora que é impossível imaginar
a profissão docente em que práticas reflexivas não existam. Diariamente em nossas salas de aula precisamos
refletir sobre nossas práticas. Aproveitar os momentos de encontros coletivos
(HTPC) para compartilhar com os colegas opiniões sobre as condições em que
essas práticas podem se desenvolver.
A formação deve estimular uma perspectiva crítica/reflexiva,
que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo.
No guia do Cursista: “ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC -
GUIA DO CURSISTA” um trecho interessante me chamou atenção:
"A partir de reflexões, sobre como se constitui a
identidade do professor, Maria Umbelina Caiafa Salgado (2003, não paginado) diz
que ter domínio do conteúdo de sua área, entender
os processos de aprendizagem dos estudantes, saber
ensinar, criando situações que favoreçam o estudante a encontrar sentido para
aquilo que está aprendendo, conhecer
e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; e entender as
implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de
aprendizagem. Isso requer, portanto, a reconstrução da prática pedagógica
do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos
que emergem de realidades singulares. Assim, a reconstrução do conhecimento
prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da
vida."
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