quarta-feira, 27 de abril de 2016

Contribuições de António Nóvoa para Educação

Dono de um pensamento crítico apurado e

 atento aos problemas contemporâneos que

 incomodam o mundo da Educação e 

resvalam na sociedade como um todo

 António Nóvoa, reitor da Universidade de

 Lisboa e doutor em Educação, reconhece

 que, atualmente, a escola é uma instituição

 frágil e sobrecarregada.


Em várias leitura de Nóvoa encontro a

 seguinte fala: “...formação do professor não

 passa apenas pela prática. A prática, por si

 só, não forma.”  “O que forma é a reflexão

 sobre a experiência e a prática".


 Nóvoa afirma que conhecer bem aquilo que se ensina é fundamental para a formação do profissional da educação e define três instâncias essenciais para a formação: pessoa (professor) – formação inicial; coletivo (ambiente socializado) – indução profissional; e a escola (ambiente inovador) – formação continuada. "Educar não é uma atividade transmissora, mas de criatividade. Educação é uma espiral interminável. Não se conclui a formação, ela é contínua."
Penso como professora que é impossível imaginar a profissão docente em que práticas reflexivas não existam.  Diariamente em nossas salas de aula precisamos refletir sobre nossas práticas. Aproveitar os momentos de encontros coletivos (HTPC) para compartilhar com os colegas opiniões sobre as condições em que essas práticas podem se desenvolver.
A formação deve estimular uma perspectiva crítica/reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autônomo.
No guia do Cursista: “ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC - GUIA DO CURSISTA” um trecho interessante me chamou atenção:
"A partir de reflexões, sobre como se constitui a identidade do professor, Maria Umbelina Caiafa Salgado (2003, não paginado) diz que ter domínio do conteúdo de sua área, entender os processos de aprendizagem dos estudantes, saber ensinar, criando situações que favoreçam o estudante a encontrar sentido para aquilo que está aprendendo, conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar; e entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e de aprendizagem. Isso requer, portanto, a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. Assim, a reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida."


 Segue alguns links e vídeos bem interessantes sobre o professor e que também foram usados para realizar essas postagem.







http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/professor-se-forma-escola-423256.shtml



Nenhum comentário:

Postar um comentário